Loading...

Projeto vai elaborar sistemas de tratamento de esgoto para 60 famílias de Ubatuba

Por Comunicação | 04/02/2025

Famílias selecionadas receberão, sem custo, projetos executivos de sistemas de tratamento de efluentes. Inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp, pelo número (12) 99623-8936.

Rio Escuro, Ubatuba-SP. Foto: IPESA

Estão abertas as inscrições para a seleção de moradores de oito bairros da região sul de Ubatuba (SP) que queiram receber apoio gratuito na melhoria do sistema de tratamento de esgoto residencial.

A iniciativa é do Projeto Saneamento na Bacia Hidrográfica dos Rios Escuro e Comprido, executado pelo Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (IPESA) com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), por indicação do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN).

Podem se inscrever para a seleção moradores dos bairros Fortaleza, Praia Brava, Praia Vermelha do Sul, Praia Dura, Lázaro, Folha Seca, Corcovado e Rio Escuro, que não tenham na sua residência nenhum tipo de sistema de tratamento de esgoto ou cujo sistema existente precise de melhoria.

Poderão ser selecionados apenas imóveis que não estejam na área já prevista de atendimento com rede da SABESP. Outra condição é que o imóvel tenha área disponível no terreno para implantar o sistema (5 a 10 m²). Também é necessário apresentar cópias simples do documento de posse do terreno, do comprovante de residência e do documento de identidade.

Caso haja mais de 60 inscritos, a seleção vai priorizar os imóveis que não possuam nenhum tipo de tratamento de esgoto, que abriguem famílias de baixa renda e que beneficiem o maior número de pessoas.

Os moradores selecionados receberão visitas do arquiteto Fernando Sassioto, que fará o desenho do sistema de esgoto personalizado para o perfil de cada residência. “Esse trabalho é importante para evitar a contaminação do solo, dos rios e do mar. A gente se beneficia e ajuda muito o meio ambiente com esses sistemas de tratamento de esgoto, que podem ser de vários tipos, como biodigestor, vermifiltro, jardins filtrantes, tanques de evapotranspiração (TEvap) e outros. Além da questão do ecossistema, esses tratamentos reduzem a incidência de animais e insetos transmissores de doenças, então também é importante para a saúde da família”, explica Sassioto.

A execução da obra não está prevista nessa fase do projeto. “Depois de receberem o projeto executivo de forma gratuita, os próprios moradores poderão executar a obra, mas também há outras vias possíveis, como a Sabesp ou a prefeitura de Ubatuba, por meio do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e de Infraestrutura (FMSAI)”, afirma a coordenadora do IPESA, Lisa Barros.

Diagnóstico da situação

Para entender a situação do abastecimento de água e do tratamento e destinação dos efluentes nos bairros contemplados pelo projeto, a equipe do Ipesa visitou 3.104 casas e realizou 945 entrevistas.

Segundo dados obtidos a partir dessas visitas e entrevistas, sobre o abastecimento de água, 76% responderam que utilizam água de nascente, 11% disseram ser abastecidos pela Sabesp, 9,2 % usam água captada de rios, 3,6% utilizam água de poço e 0,1% usam água captada da chuva.

Sobre a destinação e tratamento de efluentes, os dados levantados mostram que 65% das casas possuem fossas sépticas (dessas, 43% nunca fizeram limpeza), 27% utilizam fossas rudimentares, 3,2% utilizam outros sistemas, 1,8% realizam o lançamento direto na terra e 1,7% responderam que fazem o lançamento direto na água.

“Esses dados reforçam a importância do nosso projeto para o manejo apropriado da água, o que influencia diretamente no bem-estar dos moradores e na qualidade dos rios e praias da região”, afirma a geógrafa e diretora do Ipesa, Paola Samora.

Nas visitas em que foram realizadas as entrevistas, os moradores receberam algumas orientações sobre o saneamento e um exemplar da cartilha Manejo Apropriado da Água que traz informações sobre bons usos da água e formas de tratar o esgoto residencial.

Serviço

Para realizar a inscrição e participar do Projeto Saneamento na Bacia Hidrográfica dos Rios Escuro e Comprido, mande uma mensagem para o WhatsApp do IPESA: (12) 99623-8936, ou acesse o site www.ipesa.org.br

Por: Renata Takahashi (Projeto Comunica CBHLN – IPESA – contrato FEHIDRO 493/2023)

CBH-LN

Endereço: Praça Teodorico de Oliveira, nº 38, Centro, Ubatuba (SP) – CEP 11.690-129

Telefone: +55 (12) 3199-1592

E-mail: cbhlnorte@gmail.com