Conexão Vertente Litorânea
Costa Litorânea.
Documentário em realidade virtual da costa litorânea de SP será exibido no 5º Festival Tecendo as Águas, Serra, Terra e Mar que acontece em São Sebastião
Comitê de bacias exibe Conexão Vertente Litorânea, uma experiência de imersão em diferentes ambientes costeiros naturais e de cultura popular.
Texto: Ana Patrícia Arantes / Imagem: Ed Davies
5ºFestival Tecendo as Águas, realizado pelo Instituto Supereco, Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna e Prefeitura de São Sebastião (Fundass), em parceria com a Petrobras, traz na edição de 2022 a Década dos Oceanos (2021-2030) e os impactos que recebem da serra, da terra e do mar.
O Comitê de Bacias, parceiro do Instituto Supereco, estará no evento promovendo o documentário Vertente Litorânea. A exibição possibilitará aos visitantes usarem o seus celulares e com o auxílio de um óculos 3D assistirem ao filme de maneira imersiva, em realidade virtual, fazendo um passeio pela costa litorânea de SP ( Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Ribeira).
O documentário foi produzido pela Zumbi Filmes em uma formação realizada pelo FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental no projeto “Conexão Vertente Litorânea“, formado pelos três comitês das bacias hidrográficas do Litoral Sul, Baixada Santista e Litoral Norte.
Pedro Rego, coordenador da câmara técnica de Educação Ambiental do Comitê e diretor do Instituto Educa Brasil ressalta que o Comitê de Bacias quer cada vez mais estar nos espaços populares levando a valorização da água para as pessoas , conectando-as com os territórios. “A parceria com o festival já vai para o 5 º ano. É um local que reúne muita gente. Nesta edição do projeto Tecendo as Águas ainda realizaremos o VI Fórum Regional de Educação Ambiental que estaremos divulgando em breve”.
O Festival traz diversão para todas as idades com atrações musicais e culturais tradicionais, gastronomia regional, o Espaço Brincar Serra, Terra e Mar de educação ambiental para crianças, Oficinas temáticas para as famílias, Roda de Conversa sobre os Oceanos e os impactos do lixo no mar, uma Feira de Ecoempreendedorismo de mulheres “Beco do Picaré”, exposição de projetos das Ongs do litoral norte, a mesa “Celebrar o Oceano”, sorteios de brindes e muito mais! O evento será transmitido ao vivo pela radiowebsupereco.com e pelas redes sociais do Instituto Supereco a partir do talento dos jovens eco repórteres formados pelo Projeto Tecendo as Águas.
Os participantes também serão convidados a praticar a sustentabilidade, desde a ambientação com upcycling, a gestão seletiva dos resíduos, até evitar o máximo de descartáveis durante a festa no consumo de alimentos e bebidas, com soluções de utensílios e embalagens mais sustentáveis.
O festival será aberto às 9 horas da manhã do dia 27/08 e se encerrará com uma grande celebração na Tenda Mãe pelos Oceanos ao som do Maracatu Marabantu de Ilhabela.
Acompanhe a programação completa pelas redes sociais do Instituto Supereco e pelo site: www.supereco.org.br