Com um grupo potente Comitê de Bacias inicia formação Encontro das Águas
Por Ana Patrícia Arantes
Voltada para potencializar membros e novos membros na gestão das águas no litoral norte, o Comitê de Bacias Hidrográficas em parceria com o FunBEA inicia na próxima quinta-feira, dia 22, a formação Encontro das Águas.
Neste primeiro módulo, voltado aos membros que já participam do Comitê, importantes representantes do território já garantiram presença e juntos irão construir materiais e propostas visando democratizar as informações sobre a participação em comitês para um maior número de pessoas, incluindo novos membros – já que a eleição acontece em março de 2023.
Atuantes em instituições como Fundação ITESP – Instituto de Terras do Estado de São Paulo, Instituto Supereco, IPESA – Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais, Sabesp, Diretoria de Ensino de Caraguatatuba entre outras, os participantes neste primeiro módulo, irão trabalhar em temáticas como histórias de vidas e momentos importantes do território, troca entre as experiências das câmaras técnicas, facilitação e entendimento dos documentos oficiais do comitê (Plano de Bacias, Relatório de Situação) – kit comitê; campanha de eleição 2023 e pontos fracos e potencialidades.
Mariane Lima, educadora do FunBEA ressalta que a formação é aberta aos membros do comitê neste primeiro módulo. “Temos até o momento 27 inscritos, um grupo bem ativo no Comitê. Por isso acreditamos que conseguiremos produzir importantes contribuições para a atuação na gestão das águas – para quem está e para quem vai chegar no Comitê”.
Jociani Debeni, secretária executiva do Comitê de Bacias destaca a integração que as formações proporcionam. “Sempre buscamos integração aos que chegam no Comitê e este processo formativo foi criado para esta demanda. É importante alinhar o conhecimento de quem inicia com aqueles que atuam a um tempo, isto potencializa as decisões”, declara.
O curso é financiado pelo Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos e realizado pelo FunBEA, que desde 2018 vem promovendo formações educadoras ambientalistas agregadas a ações de comunicação social, promovendo pensamento crítico e engajamento aos cidadãos e cidadãs para a gestão das águas e o fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas do litoral de São Paulo.