Saberes tradicionais e a proteção dos rios
FunBEA e Comitê de Bacias reúnem povos tradicionais, originários para dialogar suas relações com os rios.
Por Ana Patrícia Arantes
Caiçaras, comunidades remanescentes quilombolas, povos indígenas são alguns dos personagens destas histórias de seres humanos e rios que o FunBEA reúne no último Encontro das Águas , formação realizada em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas.
Entre suas trajetórias de lutas, povos tradicionais e originários trazem similaridades fundamentais: a importância do reconhecimento de suas terras, respeito às suas tradições, à natureza e a não exploração de sua mão de obra.
Seus modos de vida são cada vez mais essenciais para o equilíbrio ecológico do planeta.
Contando um pouco do rio da sua vida, na próxima quarta feira, dia 26, das 9h30 às 12 horas em formato online, teremos como convidados Angélica Souza, presidente do conselho de comunidades tradicionais de Ilhabela, Ivanildes Kerexu, liderança da aldeia rio bonito, Sertão de Itamambuca e Jurandir Cesário do Prado, liderança da comunidade do Quilombo de Caçandoca.
A proposta é dialogar sobre a trajetória destes líderes e sua ligação com o rio e o quanto isto preserva a nossa água, cercada por florestas ou remanescentes ainda existentes nestas comunidades.
“Estamos finalizando o ciclo de formações com o Comitê de Bacias, onde a proposta é fortalecer a atuação do Comitê na gestão das águas e o papel articulador, educador e crítico da educação ambiental, especialmente para enfrentar o cenário de cuidar das águas em tempos de emergência climática . Nestes 10 encontros, mostramos e dialogamos com as pessoas e instituições que estão lidando e cuidando da água aqui no litoral norte, incentivando-as à participação, aumentando a representatividade da sociedade civil e suas experiências na gestão das águas, bem como qualificar o conhecimento e a participação dos novos membros do CBH-LN para o novo biênio”, explica Mariane Lima, educadora ambiental do FunBEA.
O Encontro das Águas também tem tido a participação de comunicadores e jornalistas que atuam na região e querem ampliar o olhar comunicativo sobre a água e a educação ambiental.
Como participar?
Acesse o link
https://us02web.zoom.us/j/82135740723?pwd=ZGE5ODh3ZzJSSlBYSUthMy8wTThKQT09