Loading...

Entrevista

Por Comunicação | 11/06/2023

Conversamos com Mônica de Toledo e Silva Spegiorin, vice- presidente do Comitê de Bacias e representante da sociedade civil, sobre o importante encontro das Instituições Ambientais do Litoral Norte,  que aconteceu no dia 18 de maio de 2023, reunindo mais de 60 representantes engajados em ações socioambientais .

Organizado pelo Monitoramento Mirim Costeiro, teve o importante papel de mapear as iniciativas relacionadas à preservação ambiental e à conscientização socioambiental na região. Imagem: Luanna Chaves / Monitoramento Mirim Costeiro

Como você vê a importância desse encontro para o trabalho realizado pelo CBH-LN?

O encontro das Instituições Ambientais do Litoral Norte, organizado pelo Monitoramento Mirim Costeiro, teve o importante papel de mapear as iniciativas relacionadas à preservação ambiental e à conscientização socioambiental na região. Demonstrou a força da sociedade civil organizada na defesa da mata Atlântica e das águas.

Como nesse ano,  o Fórum de Educação Ambiental do CBH-LN dará destaque à Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, a parceria neste evento foi muito importante e aconteceu graças à articulação da Laura Piatto que coordena o MMC e também está na equipe de coordenação da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEA) do CBH-LN, juntamente com Pedro Rego, Beto Francine, Jociani Debeni que participaram da organização com apoio do grupo Tamoio, Instituto Argonauta e Espaço Raízes.

Como o comitê de bacias vem incentivando as ações de educação ambiental no território?

O CBH-LN possui uma Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEA) que se reúne mensalmente e, também, realiza a cada dois anos um Fórum Regional de Educação Ambiental com a participação dos 4 municípios. Em agosto, o VI Fórum será realizado em Ubatuba. Portanto, a educação ambiental tem destaque permanente nas diretrizes do comitê e está presente de forma transversal em todas as câmaras técnicas e em todo o trabalho de informação e conscientização que realizamos no CBH-LN.

Quais foram os encaminhamentos para o VI Fórum Regional de EA?

Temos muito trabalho pela frente ainda. Organização das atividades, envolvimento das entidades que participaram desse encontro, articulação dos 4 municípios. Mas se considerarmos esse último encontro como referência, com a dinâmica trazida pelo Monitoramento Mirim Costeiro, o engajamento dos membros da CTEA e o apoio dos setores ligados à educação ambiental da prefeitura de Ubatuba, com toda certeza teremos um Fórum importante tratando da cultura oceânica e das mudanças climáticas.

CBH-LN

Endereço: Praça Teodorico de Oliveira, nº 38, Centro, Ubatuba (SP) – CEP 11.690-129

Telefone: +55 (12) 3199-1592

E-mail: cbhlnorte@gmail.com