Conheça a nova composição do CBH-LN
O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) definiu a nova composição de representantes titulares e suplentes que atuarão no colegiado no biênio 2025-2027. A posse dos novos membros ocorreu na I Reunião da Plenária do CBH-LN de 2025, no dia 28 de março.

Foto: CBH-LN
A deliberação com o nome de todas as entidades e representantes que agora fazem parte da plenária do CBH-LN pode ser consultada neste link: https://www.sigrh.sp.gov.br/public/uploads/deliberation//CBH-LN/29255/delib_cbhln_239_posse-representantes-2025-2029.pdf
A nova diretoria do CBH-LN tem como Presidente o Prefeito de Caraguatatuba, Mateus Veneziani da Silva. O Vice-presidente, eleito entre representantes da sociedade civil, é Pedro Fernando do Rego, do Instituto Educa Brasil. Foram eleitos pelos representantes do Estado, Fábio Luciano Pincinato como Secretário Executivo e Jociani Debeni Festa como Adjunta, ambos da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo. Para representar os prefeitos do Litoral Norte no Conselho Estadual de Recursos Hídricos durante o biênio 2025-2027 foi eleito o prefeito de São Sebastião, Reinaldo Alves Moreira Filho.
Em sua fala durante a abertura da reunião, o prefeito de Caraguatatuba destacou a importância da integração entre os municípios da região. Mateus Veneziani também falou sobre expansão urbana e preservação ambiental.
“Nós somos o litoral com o maior potencial de desenvolvimento do Brasil, nós temos grandes áreas a serem desenvolvidas. Aqui em Caraguatatuba mais de 50% da minha área territorial pertinente ao desenvolvimento urbano ainda tá inexplorada, tendo capacidade de se expandir. Eu tenho capacidade de mais do que dobrar o tamanho da cidade, e para que tudo isso aconteça de uma maneira saudável e sustentável essas discussões são cada vez mais pertinentes, preservando ainda mais os nossos leitos, a nossa fauna, a nossa flora, preservando os nossos mananciais, dando qualidade de saneamento básico para que esse crescimento seja saudável”, afirmou Veneziani.
O Vice-presidente do comitê, Pedro Rego, está no CBH-LN há mais de dez anos e já foi Vice-presidente em outros biênios. Ele destacou o enorme potencial do colegiado e apontou alguns desafios para os próximos anos, como as mudanças no território, o intenso crescimento populacional e as ocupações irregulares. E pediu aos membros da plenária, principalmente do setor público, que participem ativamente das Câmaras Técnicas durante todo o biênio, ressaltando o protagonismo da sociedade civil no comitê.
“A gente realmente tem um grande desafio e o coração disso tudo são as Câmaras Técnicas e a participação de todos esses segmentos e todas essas pessoas que estão aqui presentes”, disse Rego. Sessenta e sete pessoas estiveram na I Reunião da Plenária do CBH-LN de 2025.
Por: Renata Takahashi (Projeto Comunica CBHLN – IPESA – contrato FEHIDRO 493/2023)